segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aí tem !

As coisas são como são. Se alguém diz que está calmo, é porque está calmo. Se alguém diz que te ama, é porque te ama. Se alguém diz que não vai poder sair à noite porque precisa estudar, está explicado. Mas a gente não escuta só as palavras: a gente ouve também os sinais.
Ele telefonou na hora que disse que ia ligar, mas estava frio como um iglu. Você falava, falava, e ele quieto, monossilábico. Até que você o coloca contra a parede: "O que é que está havendo?". "Nada, tô na minha, só isso." Só isso? Aí tem.
Ele telefonou na hora que disse que ia ligar, mas estava exaltado demais. Não parava de tagarelar. Um entusiasmo fora do comum. Você pergunta à queima-roupa: "Que alegria é essa?" "Ué, tô feliz, só isso". Só isso? Aí tem.
Os tais sinais. Ansiedade fora de hora, mudez estranha, olhar perdido, mudança no jeito de se vestir, olheiras e bocejos de quem dormiu pouco à noite: aí tem. Somos doutoras em traduzir gestos, silêncios e atitudes incomuns. Se ele está calado demais, é porque está pensando na melhor maneira de nos dar uma má notícia. Se está esfuziante demais, é porque andou rolando novidades que você não está sabendo. Se ele está carinhoso demais, é porque não quer que você perceba que está com a cabeça em outra. Se manda flores, é porque está querendo que a gente facilite alguma coisa pra ele. Se vai viajar com os amigos, é porque não nos ama mais. Se parou de fumar, é uma promessa que ele não contou pra você. Enfim, o cara não pode respirar diferente que aí tem.
Às vezes não tem. O cara pode estar calado porque leu um troço que mexeu com ele, ou está falando muito porque o time dele venceu. Pode estar mais carinhoso porque conversou sobre isso na terapia e pode estar mais produzido porque teve um aumento de salário. Por que tudo o que eles fazem tem que ser um recado pra gente?
É uma generalização, mas as mulheres costumam ser mais inseguras que os homens no quesito relacionamento. Qualquer mudança de rota nos deixa em estado de alerta, qualquer outra mulher que cruze o caminho dele pode ser uma concorrente, qualquer rispidez não justificada pode ser um cartão amarelo. O que ele diz importa menos do que sua conduta. Pobres homens. Se não estão babando por nós, se tiram o dia para meditar ou para assistir um jogo de vôlei na tevê sem avisar com duas semanas de antecedência, danou-se: aí tem.

A dor que dói mais .


Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.
Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos. Doem essas saudades todas.
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã. Mas quando o amor de um acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.
Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua se gripando no inverno. Não saber mais se ela continua clareando o cabelo. Não saber se ele ainda usa a camisa que você deu. Não saber se ela foi na consulta com o dermatologista como prometeu. Não saber se ele tem comido frango de padaria, se ela tem assistido as aulas de inglês, se ele aprendeu a entrar na Internet, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros, se ele continua fumando Carlton, se ela continua preferindo Pepsi, se ele continua sorrindo, se ela continua dançando, se ele continua pescando, se ela continua lhe amando.
Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.
Saudade é não querer saber. Não querer saber se ele está com outra, se ela está feliz, se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer.



sexta-feira, 23 de julho de 2010

Um cristão verdadeiro,

, é uma pessoa estranha em todos os sentidos. Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente com alguém que ele não pode ver; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando está mais pobre; mais feliz quando se sente pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível; ouve o inaudível e conhece Aquele que exerce todo o entendimento.


Um dia você vai estar sozinho, vai fechar os olhos e tudo estará negro. Os números da sua agenda passarão claramente na sua frente e você não terá nenhum para discar. Sua boca vai tentar chamar alguém, mas não há alguém solidário o bastante para sair correndo e te dar um abraço, nem te colocar no colo ou acariciar seus cabelos até que o mundo pare de girar. Nessa fração de segundos, quando seus pés se perderem do chão, você vai lembrar da minha ternura e do meu sorriso infantil. Virão súbitas memórias gostosas dos meus abraços e beijos, da minha preocupação com você e só vão ter algumas músicas repetindo no seu rádio: as nossas.

terça-feira, 20 de julho de 2010

• Augusto Cury .


" Ser feliz não é ter a vida isenta de perdas e frustrações. É ser alegre, mesmo de vier a chorar. É viver intensamente, mesmo no leito de um hospital. É nunca deixar de sonhar, mesmo se tiver pesadelos. É dialogar consigo mesmo, ainda que a solidão o cerque.
É ser sempre jovem mesmo que os cabelos embranquecerem. É amar os pais, mesmo se eles não compreenderem. É agradecer muito, mesmo se as coisas derem errado. É transformar erros em lição de vida. É extrair de pequenas coisas grandes emoções. É encontrar todos os motivos para sorrir. É rir de suas própria tolices. É ter amigos para repetir lágrimas e dividir alegrias. É ser amigo do dia e amante da noite."

sábado, 17 de julho de 2010

- minha frase preferida é ...


... 'Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria' (Charles Chaplin)".

Amor pra mim é ...

... como uma criança em suas descobertas. Não temos noção do que estamos sentindo mas queremos conhecer sempre mais e mais, pois a sensação é maravilhosa. Mesmo muitas vezes, sendo tirados da gente sem explicação, lutamos para termos de volta; mesmo ouvindo que 'não pode' queremos o proibido; mesmo tendo outros para ser conhecer, queremos aquele !

" Amor e ódio. "


Ele segurou meus pulsos e me colocou contra a parede. Senti sua respiração ofegante no meu pescoço, e o ouvi trincar os dentes. 
- O que mais você odeia em mim?
Olhei para ele. Como nunca havia feito antes.
- Eu odeio quando você me encara. Eu odeio quando você lê minha mente. Odeio quando você mente, e quando você está certo. Odeio quando você me faz rir, e odeio quando você me faz chorar. Odeio me preocupar quando você não está por perto, odeio não conseguir permanecer indiferente ao teu toque.
Ele olhou o chão.
- Odeio quando você me deixa encabulado e sem resposta.
- Tecnicamente isso já é uma resposta, e...
Ele colocou a mão em minha boca, silenciando-me.
- Eu odeio o modo com que você me faz rir quando eu não quero. – Disse ele, agora olhando para o teto.
- E eu odeio não conseguir te odiar.
Não disse mais nada, apenas o beijei.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Rewards of life.

Se você sentir que já não tem mais forças, confie e acredite, sempre um pouco mais; se existe o caos e a dor também existe a fé e a esperança em algo maior, algo melhor... Não é felicidade, amor, carinho e sim viver e aceitar que pra cada dia ou pensamento que ferir seu coração vai existir a recompensa por tudo o que você passou e pra cada sonho que perdeu, encontrará um novo sonho inteiro ao seu dispor.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

' Baseado em fatos reais .


 ... e naquela rua sem movimento foi que eles se despediram. Quase não houveram palavras. Na verdade, foi o silêncio que deu nome a tudo. E os olhos, os olhos falaram. Não havia mais o que salvar, não tinha mais porque ficar, nem porque arriscar. Definitivamente, havia chegado a hora de ir embora.Talvez, ela se lembrasse do passado. Ela queria tudo àquilo de volta.Talvez, na cabeça dele, só quisesse o resto da vida com ela. Não dava.
- Éramos cheios de amor e esperança. Você gostaria de reconstruir tudo isso agora? Você gostaria de desistir e largar tudo? – perguntou ele, quase sem voz. Não houve resposta. Ele derrubou a ultima lágrima e foi. Ela ficou a observar e em poucos minutos, não o via mais. E daí pra frente, nada continuou igual.

I'm talking about friendship


As vezes é preciso esquecer um pouco a pressa e prestar mais atenção em todas as direções ao longo do caminho. A pressa faz com que nossos olhos se ceguem, e deixamos de observar as coisas belas e boas que acontecem ao nosso redor, e uma dessas coisas são as pessoas que passam pela nossa vida.Pessoas na qual fazem uma diferença enorme, que apenas com sua presença, transforma tudo;aquela pessoa que escuta você, e lhe aconselha da melhor forma possível.Tal sentimento pode ser expressado de muitas formas, através de um carinho, uma palavra, um gesto.Nos dias de hoje, é difícil existir uma amizade assim, com respeito, companheirismo, entendimento.Amiga, você é meu orgulho, meu baú, a casinha onde me protejo; meu apoio, meu porto seguro, minha lembrança eterna, meu céu, meu chão, meu aconchego.O tempo se vai, mas algo sempre guardarei, o que sinto por você é indiscutível,inabalável.Se você soubesse a falta que me faz, a saudade que tenho de você, de desabafar...sabe aqueles dias, que você só precisa de um abraço, nada mais? Pois é,a única saída que tenho é lembrar de todas as loucuras que fizemos juntas, todos os choros, todas as risadas, e só assim sinto você bem perto de mim outra vez.Assim vou convivendo com a sua ausência, tentando afastar a saudade,mas quando ela volta, volta com mais intensidade e a dor se torna pior. Quanto mais o tempo passa, maior ela se torna e as lembranças daquele dia, daquelas conversas ficam cada vez menos decifráveis.Obrigada por tudo que tem me proporcionado, por fazer minha vida ganhar um significado especial, muitas saudades, e nunca esqueça o quanto eu amo você.
- Todo dia é um novo desafio a vencer, desafios que aos olhos de muitos podem parecer tão simples, e para outros tão complexos e insuperáveis, inerentes a condição física, idade ou sexo. Na verdade são fases na vida de cada ser humano que jamais devemos esquecer, isso nos servirá para não voltarmos insensíveis, frios e desinteressados. Isso nos servirá para valorizar a raça e a nossa condição de humanos, aceitar que temos direito a errar, aprender e superarmos; a não deixar que a luta diária se torne a nossa cadeia perpétua. Dinheiro não é tudo na vida e nem tudo tem preço. Não podemos deixar os valores fundamentais morrerem, é preciso resgatar a família e de verdade, dedicar o tempo de que precisam nossos filhos, irmãos, esposas, maridos, mães, pais, avós. Resgatar a verdadeira amizade, essa que não morre nunca, porque não tem compromisso nem laços sangüíneos e surge livre e espontânea sem pedir nem exigir nada .

quarta-feira, 14 de julho de 2010

-


Cada coração é uma casa. A minha não é das melhores, faltam algumas mobílias, existem outras quebradas num canto da casa esperando serem concertadas, entre outras muitas imperfeições. Ainda há vestígios daquela festa de tempos atrás, algumas louças quebradas e muita coisa fora do lugar. Embaixo da cama eu deixo uma caixa onde guardo algumas recordações, vou até lá com freqüência relembrar alguns momentos bom e outros nem tanto. Tem noites que fazem tanto frio... e as vezes nem os cobertores solucionam isso. Vendo de fora essa casa parece está em tão boas condições, mas por dentro há necessidade de algumas reformas, uma mudança nas mobílias, uma pintura nova nas paredes. Talvez assim, quem sabe, ela fique mais aconchegante...

- Disfarce

O vento leva e trás sempre as mesmas lembranças, pensamentos que nunca se vão por completo. Você procura olhar pro céu mais uma vez e tentar entender o verdadeiro sentido de se querer algo com toda a força que possa existir e continua não entendo porque tão indiferente agora? O tempo muda não só o que se sente mais o jeito que se sente, cada segundo torna-se irrelevante diante apenas mais um dia e apenas mais semanas e apenas mais alguns anos, e assim vive-se imune ou tentamos disfarçar o verdadeiro sentimento que guardamos, porque no fundo de tudo sabemos que se hoje nos trancamos é porque um dia já amamos.

confie e acredite .


Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida faz a caminhada valer a pena! Para ter algo que nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez. Quando Deus nos tira alguma coisa, Ele não está nos punindo, simplesmente está abrindo nossas mãos para que tenhamos como receber algo melhor. Chega uma hora na vida em que você descobre: Quem interessa, Quem nunca interessou, Quem não interessa mais... E quem ainda vai interessar. Portanto, não se preocupe com quem já fez parte do seu passado;há um motivo para não estarem no seu futuro